O panteão africano de deuses e deusas é muito vasto e antigo. Algumas divindades assumem diferentes características e funções, dependendo da região em África ou por onde sua cultura tenha sido levada pelos diferentes mares. Porém, algumas dessas deusas são fundamentais por representarem os atributos dos 4 elementos e por estarem intimamente ligadas ao mundo interno feminino e sua ciclicidade: Iansã, Oxum, Iemanjá e Nanã.
É importante perceber que possuímos essas 4 deusas dentro de nós, a partir dos atributos dos elementos - ar, fogo, água e terra - que representam e são em si, a sua própria materialização e manifestação.
Podemos ter acesso as suas energias a partir de nosso ciclo interno e suas quatro fases como:
Pré-ovulação: elemento Ar - Lua Crescente - deusa Iansã;
Ovulação: elemento Fogo - Lua Cheia - deusa Oxum;
Pré-menstruação: elemento Água, Lua Minguante - deusa Iemanjá;
Menstruação: elemento Terra - Lua Nova - deusa Nanã.
Também é natural que haja uma identificação maior com uma ou duas dessas deusas. Dentro da religião africana fala-se em “filha” de Iansã, por exemplo, mas é importante que para além dessa identificação, que é natural, possamos entender e trabalhar com todos os elementos, deusas e seus atributos, visando despertar esses poderes em nós mesmas.
Ao identificarmos os elementos que estão em excesso (os que mais nos sentimos ligadas) e aqueles que precisamos despertar e trabalhar mais intensamente, podemos traçar rituais de sintonia, banhos e chás com o objetivo de equilibrar esses elementos em nós para que assim, tenhamos equilíbrio em todas as áreas de nossas vidas.
Também, podemos usar o nosso próprio ciclo interno para realização dessa sintonia com as deusas, seguindo as fases da Lua Interna conforme a tabela acima.
Vamos falar de cada uma dessas deusas em artigos diferentes, então fique ligada!
As deusas Africanas e a Lua Interna - Vídeo: https://youtu.be/p8fGizRxrwE
Gostou do artigo?
Compartilha com aquela amiga que precisa saber disso!
Comments