top of page
Formação de Terapeutas em Sagrado Feminino e Ginecologia Natural (4).png

Ciclo Menstrual e as Fases da Lua

Como funciona a Lua Interna

Nossos ciclos entre uma menstruação e outra seguem muito de perto os ciclos lunares (relação entre Sol e Lua) e possuem um intervalo aproximado de 28 e 30 dias entre um período menstrual e outro - isso varia muito de mulher para mulher.


O próprio ciclo menstrual possui quatro fases bem definidas como, menstruação, pré- ovulação, ovulação e pré-menstruação e cada uma dessas fases estão relacionadas às características do ciclo lunar.


Felizmente, hoje é possível resgatar esse conhecimento sobre a ciclicidade feminina. Graças as nossas ancestrais de poder, que de alguma forma, continuaram passando seus conhecimentos às gerações futuras e aos registros históricos, antropológicos e arqueológicos, que nos permitem reconstruir os saberes e fazeres das comunidades mais antigas, anteriores à institucionalização do catolicismo.


Quando estamos menstruadas podemos perceber que nossa energia está mais voltada para dentro é o momento de se recolher, de deixar ir o que precisa, observar os recados de nosso corpo, é um momento de limpeza e de renovação, tudo acontece ao mesmo tempo, estamos limpando as energias que não nos servem mais e novas ideias estão surgindo. É nesse período que podemos ter insights referentes ao ciclo que está começando. É tempo de silenciar, de plantar nossa Lua e nos conectarmos com nossa magia.


Este período é compreendido como nossa LUA NOVA INTERNA, é a fase da Bruxa Anciã - da Curandeira Interna e no ciclo maior está diretamente conectada às mulheres que já estão na menopausa.


Assim que a menstruação termina entramos na fase pré-ovulatória, onde ocorre a retomada do movimento hormonal e a preparação do corpo para a fase de ovulação, nossa energia vai aumentando, temos mais disposição, vontade de sair, conversar com as pessoas e colocar nossos projetos em prática, começamos um movimento externo, aumentando diariamente nossa condição energética em todos os sentidos, esse momento está associado a LUA CRESCENTE INTERNA, é a fase da Donzela e da Guerreira Interna, no ciclo maior está relacionada a Menina. Esse processo também é conhecido como a fase não fértil por ser a etapa estrogênica.


A fase de ovulação então é o nosso período de LUA CHEIA INTERNA, é a fase da Mãe e da Visionária Interna, nossa energia está no auge, estamos cheias de tesão sexual, pela vida, querendo fazer tudo ao mesmo, nossos projetos já possuem uma forma e começamos a colher os frutos do movimento que começamos na fase nova, lá na nossa menstruação. Nosso corpo está pronto para gerar e nutrir. No ciclo maior está relacionado a mulher fértil.


A ovulação propriamente dita ocorre em um período de 24h à 48h, quando o óvulo é liberado do ovário, morrendo na trompa uterina se não for fecundado. Durante essa etapa e temperatura do corpo sobe, aumenta a libido e o desejo sexual.


Passado esse pico energético nosso corpo percebe que não houve fecundação, que já não há motivo para manter tudo que foi organizado e acumulado em nosso útero para acolher o óvulo fecundado, nossos hormônios começam a baixar e vamos entrando em uma fase mais introspectiva criativa, estamos então na LUA MINGUANTE INTERNA, é a fase da Feiticeira e da Mestra Interna, a famosa TPM, período pré-menstruação, quando o útero e todo nosso corpo se prepara para expelir o endométrio e começamos a nossa fase de recolhimento.


Este período vai do fim da ovulação até o primeiro dia de menstruação. É um período de mudanças, de intensidade de descargas energéticas, que remete a sabedoria da mulher medicina, a sábia que conhece as propriedades curativas das ervas. Conhecida como a fase da alquimia e transformação interna. É nesse período que ficamos mais suscetíveis às energias de nosso subconsciente, quando emoções afloram sem que saibamos de forma consciente a sua origem.


A auto observação de si e de seu ciclo vão gerar o conhecimento necessário para que essa fase seja de pura magia e não um incômodo. Essa fase normalmente está associada à prática de banimento, de limpeza, mas pode ser justamente o contrário.


Para algumas mulheres é neste momento que sua criatividade está super aflorada e que conseguem dar materialidade a muitos projetos que envolvem as qualidades criativas e intuitivas, pois existe uma abertura maior para o mundo interno.


Percebam que até aqui falamos apenas dos ciclos internos pessoais, sem relacionar esses ciclos com a LUA externa. Também podemos relacionar cada fase apenas com os elementos e teremos um quadro com as influências tanto lunares quanto solares. TUDO AINDA DENTRO DA FASE INTERNA, sem relacionar com o externo, apenas fazendo um reconhecimento dessas ligações.


.

Gostou do artigo?

Compartilha com aquela amiga que precisa saber disso!

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Lara Moncay Reginato

Lara.jpg

Sou terapeuta em Ginecologia Natural, Sagrado Feminino, Medicina Ancestral e Fitoterapeuta. Também sou Guardiã de Círculo de Mulheres, Womb Keeper registrada, astróloga e taróloga. Idealizadora e facilitadora da Hamadríade. Ajudo mulheres a desenvolverem suas potencialidades e formo terapeutas em Sagrado Feminino, Ginecologia Natural e Medicina Ancestral. 

1.png
2.png
bottom of page