Buscar

Endometriose: tratamentos

Atualizado: Jan 12


Normalmente o tratamento indicado é o uso contínuo de anticoncepcionais ou até mesmo a cirurgia. Porém podemos pensar em outras formas de tratamento e, nesse caso, é preciso identificar o padrão emocional que origina a doença e ter a coragem para assumir a autocura, entendendo que se podemos nos adoecer a partir de padrões negativos repetitivos, também podemos nos curar ao identifica-lo e criarmos um movimento inverso, um padrão positivo de cura. Pode ser necessário um acompanhamento psicológico, mas na base de tudo a vontade de cura tem de estar sempre presente.


Em um segundo momento é identificar a reação do corpo aos diferentes tipos de alimentos e buscar uma alimentação saudável, pautada em alimentos naturais. Observe o que a International Journal of Nutrology (em 2018) recomenda:


“Alguns nutrientes atuam como coadjuvante no tratamento da endometriose, como: Vitamina C, ômega-3, Vitamina D, Resveratrol entre outros. Foi observado que uma dieta rica em ômega-3 pode ser um adjuvante na redução de aderências endometriais e têm um papel essencial na regulação da dor, podendo reduzir o estado inflamatório devido a suas moléculas anti-inflamatórias. Além de melhoras no quadro álgico, também pode reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, comuns em pacientes com endometriose. Suplementação com N-acetilcisteína, vitamina D e resveratrol, além do maior consumo de frutas, verduras (preferencialmente orgânicas) e cereais integrais, exercem efeito protetor, com redução no risco de desenvolvimento e possível regressão da doença. a reeducação alimentar parece ser uma ferramenta promissora na prevenção e no tratamento da endometriose.


Tenho o relato de algumas mulheres que conseguiram equilibrar/regular seus ciclos menstruais e controlaram a produção de acne simplesmente deixando de consumir leite. Por isso, além de uma ginecologista é importante um acompanhamento nutricional levando em consideração as particularidades de cada mulher.


Na Ginecologia Natural trata-se da mulher como um todo e em suas particularidades, por isso é necessário ressaltar que cada mulher deve ser tratada de forma personalizada, uma vez que o processo de cura é individual e a manifestação da doença está relacionada ao que vivenciou durante toda a sua vida, os tratamentos naturais para a endometriose devem ser indicados e acompanhados por terapeutas que levem em consideração o processo único de cada mulher.


Ainda assim, podem-se sugerir alguns tratamentos naturais como:

- óleo de andiroba ou copaíba: massagear o ventre diariamente com um desses óleos. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a diminuir os sintomas e até mesmo o endometrioma;

- banho de assento frio com erva Bolsa de Pastor: ajuda a diminuir o fluxo menstrual;

- Chá de gengibre ou macela: 1x ao dia para aliviar as náuseas

- Chá de melissa, camomila ou folhas de maracujá: 1x ao dia para aliviar dores


#endometriose #hamadriade #ginecologianatural #sagradofeminino

0 visualização

HAMADRÍADE - lARA MONCAY REGINATO

Telefone/ WhatsApp: (54) 99154.1840
Email: laramoncay@gmail.com

COPYRIGHT 2019 HAMADRÍADE