top of page
Formação de Terapeutas em Sagrado Feminino e Ginecologia Natural (4).png

Escalda pés - Será que funciona?

Hoje vamos falar de uma técnica milenar que vem retornando com muita intensidade aos lares das mulheres que trabalham com a magia de seu feminino e ancestralidade. O escalda pés não é nenhuma novidade e não é considerado uma prática que atue diretamente na Ginecologia Natural, mas com certeza está entre as diferentes ferramentas que auxiliam nos tratamentos e equilíbrio do ciclo feminino.



Os pés são a parte do corpo onde a circulação é mais deficiente e, quando trabalhamos nessa região, beneficiamos todo o corpo. Quando colocamos os pés na água quente, os vasos sanguíneos se dilatam, melhorando o fluxo sanguíneo.


Segundo a medicina tradicional chinesa, baseada no equilíbrio da polaridade Yin e Yang, o escalda-pés auxilia a distribuir essa energia Yang (cabeça) para as extremidades frias (energia Yin). Ele funciona e tem inúmeros benefícios para a saúde.


As pesquisas da acupuntura mostram que os pés possuem diversas terminações nervosas que estão ligadas a diversos órgãos do corpo conhecida como reflexologia podal. O aquecimento desses pontos podem restabelecer o equilíbrio energético do organismo de forma imediata.


Como fazer o escalda-pés


Usando apenas água quente (suportável para colocar os pés) e uma bacia funda onde possa mergulhar os pés de maneira que a água chegue até a canela durante 10 a 20 minutos. Desta forma, tem-se o suficiente para nos beneficiarmos com o relaxamento, diminuição do estresse, ativação da circulação sanguínea e linfática, diminuição dos edemas e retenção de líquidos, controle da ansiedade e insônia, prevenção de varizes e trombose e eliminação das toxinas do corpo. Ou seja, tudo isso, ajuda na equilibração do ciclo menstrual, da menopausa, no desequilíbrio hormonal, pois a produção de hormônios também passa pela maneira como nos sentimos e das trocas emocionais e energéticas que realizamos cotidianamente.


Seguem algumas receitas:


Escalda pés relaxante

3 litros de água quente

1 xícara de sal grosso

5 gotas de óleo essencial de lavanda

Benefícios: a lavanda e o sal reduzem o inchaço dos pés, proporcionando um efeito relaxante.


Escalda-pés contra dores

3 litros de água quente,

½ xícara de sal grosso

3 gotas de óleo essencial de gerânio

1gota de óleo essencial de cipreste

Benefícios: os óleos essenciais auxiliam a prevenir a retenção de líquidos e o inchaço, enquanto o sal e a água quente proporcionam sensação de relaxamento.


Escalda-pés calmante

3 litros de água quente

10 saquinhos de chá de camomila

5 gotas óleo essencial de arnica

Benefícios: o óleo de arnica ajuda a ativar a circulação sanguínea, enquanto a água quente e a camomila ajudam a relaxar.

Você ainda pode acrescentar outras ervas, flores, pedras, fazer fricção da sola dos pés em pedras de rio, ajuda muito a relaxar estimulando todos os pontos… Você pode criar sua receita, experimente e siga sua intuição.


Compartilhe conosco suas receitas e resultados!

.

Gostou do artigo?

Compartilha com aquela amiga que precisa saber disso!

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Lara Moncay Reginato

Lara.jpg

Sou terapeuta em Ginecologia Natural, Sagrado Feminino, Medicina Ancestral e Fitoterapeuta. Também sou Guardiã de Círculo de Mulheres, Womb Keeper registrada, astróloga e taróloga. Idealizadora e facilitadora da Hamadríade. Ajudo mulheres a desenvolverem suas potencialidades e formo terapeutas em Sagrado Feminino, Ginecologia Natural e Medicina Ancestral. 

1.png
2.png
bottom of page