Buscar

Iemanjá e a Lua Interna


Iemanjá é toda a água salgada e areia do mar. É considerada o princípio de tudo, juntamente com a Terra. Ela é o mar que alimenta, que umidifica e energiza a terra, e também o maior cemitério do mundo. Representa ainda as profundezas do inconsciente, o movimento rítmico e cíclico de tudo que existe, tudo que pode se repetir infinitamente. A força contida, o equilíbrio.


Representando o subconsciente e inconsciente, Iemanjá é considerada também a "dona das cabeças", no sentido de ser ela quem dá o equilíbrio necessário aos indivíduos para lidar com suas emoções e desejos inconscientes. Bem como, representa a profundidade, a capacidade de lidarmos com esses desejos de forma a compreender suas origens, integrá-los em nossas vidas e estabelecer uma conexão de consciência e de transcendência.


As cores de Iemanjá são o azul com seus diferentes tons e o prata. Representa a dança das marés e a Lua que banha e rege suas águas. Sendo considerado entre seus atributos a conexão fluida entre o consciente e o subconsciente, assim como a regência das águas de nosso corpo emocional representando um olhar mais profundo, de aceitação e acolhimento ao que somos e representamos. É uma grande mãe, cuja maternidade não é tão protetora quanto de Oxum, mas de natureza acolhedora e amorosa.


Está relacionada a fase da FEITICEIRA (pré-menstruação) e a Lua Minguante, cujo elemento é a água,a fase yin da energia feminina. Representa o subconsciente, aquilo que emerge de nossas entranhas para que possamos aceitar e ressignificar a partir do desenvolvimento da criatividade em todas as áreas de nossas vidas.


É neste momento em que dançamos com nossas sombras entendendo que elas possuem um lugar em nossas vidas. Iemanjá nos liberta dessas sombras na medida em que as acolhemos e as colocamos em seus devidos lugares. Assim, vamos nos tornamos verdadeiramente livre, pois toda negação de nós mesmas representa uma corrente, uma prisão. Só nos libertamos quando integramos nossas sombras aprendendo a ser fluidas com as águas do subconsciente e inconsciente, dos reinos de Iemanjá.


As mulheres que se identificam com as energias de Iemanjá normalmente são calmas e tranquilas. São pessoas leves que representam um porto seguro para aqueles que estão a sua volta. É como estar em um lugar sem pressa, tudo acontece no tempo em que deve acontecer. Essas mulheres são empáticas e muito sensíveis. São pessoas para as quais você adoraria contar seus segredos, porque sabe que será aceita e acolhida, independente de quem você seja ou do que tenha feito. Uma vez que você tenha a amizade de uma mulher Iemanjá terá tudo dela, pois ela adora receber as pessoas e acima de te tudo compartilhar o que tem, seus conhecimentos, sabedoria, amor, colo, sendo sempre muito generosa. Podem ser muito teimosas também e controladoras, mas são sempre muito criativas, atuando em diferentes setores como a arte e a comunicação. São mulheres que geram confiança, são pacificadoras e criam a união entre as pessoas onde estão.


Sintonizamos com Iemanjá em seu elemento natural, o mar e a areia da praia. Utilizando elementos marinhos como conchas, estrelas do mar e outros, como adornos ou instrumentos de meditação. Pode-se fazer essa sintonia estando presencialmente na beira do mar ou nos projetando para alguma praia.


Buscamos por essa deusa sempre que precisamos de calma, de entendimento e profundidade. Ela possui as chaves de nosso inconsciente e pode nos fornecer as respostas e o acolhimento que precisamos para enfrentarmos algumas situações. Como ela é uma das representações do arquétipo da Grande Mãe, podemos ter nesta deusa um ponto de equilíbrio, de paz e de centramento.


Algumas das Ervas de Iemanjá e seus usos:


Pata de Vaca: erva empregada nos banhos de descarrego e para limpeza. Também pode ser usada seca em defumações de descarrego e limpeza.


Alfazema: pode ser usada seca em defumações de limpeza e purificação, pois tem o poder de afastar e bloquear as energias ruins e traz equilíbrio e força espiritual;


Flor de laranjeira: usada em preparados para limpeza e descarrego de ambientes. Além disso, podem ser usadas em rituais para o amor, para clareza dos sentimentos e paz interior.


Jasmim: esta é uma poderosa erva de Iemanjá usada em banhos e defumações de limpeza e purificação espiritual, dos pensamentos e das emoções.Além disso, junto com outras plantas cheirosas, pode ser usada na preparação de água de cheiro usada em alguns rituais. Também pode ser usada em banhos e trabalhos para abrir os caminhos do amor.


Para saber mais veja o vídeo sobre Iemanjá e a Lua interna: https://youtu.be/VcVH3V81sa8


#hamadriade #sagradofeminino #iemanjá #luainterna #magialuminar #Iemanjáeociclomenstrual #iemanjáealuainterna #mulhercíclica #iemanjáeociclodamulher #deusaafricanaiemanjá


26 visualizações

HAMADRÍADE - lARA MONCAY REGINATO

Telefone/ WhatsApp: (54) 99154.1840
Email: laramoncay@gmail.com

COPYRIGHT 2019 HAMADRÍADE