top of page
Formação de Terapeutas em Sagrado Feminino e Ginecologia Natural (4).png

O Arquétipo da Donzela - Lua Crescente e Período da Pré-Ovulação

Este arquétipo representa a energia dos novos começos, a primeira fase Yang da Deusa, quando as energias são externadas e colocadas no mundo. Seu elemento é o ar e sua estação a primavera. Representa o movimento e a ação, o crescimento inicial.


As energia físicas são renovadas, pois estamos saindo de um período de introspecção. Nosso corpo está mais leve, as energias sexuais estão revigoradas e a mente está mais clara, gerando autoconfiança e independência nas ações.


Nesta fase a mente pensante e racional está mais predominante, as energias uterinas estão fluindo e há uma grande conexão entre o útero e a mente.


Para as mulheres que não tomam contraceptivos que inibem seus ciclos naturais essa é a fase da pré-ovulação, quando as energias da Donzela guiam seu corpo nesse período de preparação para a Lua Cheia e a fase da ovulação. Para as mulheres que estão na menopausa, que tenham passado por um processo de histerectomia, ou não menstruam por outros fatores, a fase da donzela é vivenciada na Lua Crescente.


A Donzela é a deusa da sabedoria, do conhecimento racional, lógico e intelectual. É nessa fase que devemos ser mais verdadeiras com nós mesmas, expressando nossas vontades e desejos no mundo com muita alegria. Quando devemos encarar as atividades do cotidiano com mais leveza, saindo da densidade e do peso das responsabilidades para encarar o mundo com mais graça e festividade.


Quando a energia desse arquétipo está em harmonia possuímos uma maior capacidade para realizar nossos sonhos e objetivos, estamos fluindo com o universo e tudo se torna mais fácil, sem que haja necessidade de forçarmos os acontecimentos.


No entanto, quando suas energias estão em desequilíbrio reprimimos nossos desejos e necessidades ou nos identificamos demais com suas energias, nos tornando pessoas invejosas com relação às realizações dos outros ou frustradas por não conseguirmos colocar nossa energia de realização em movimento.


Para algumas mulheres é fácil se identificar com esse arquétipo uma vez que possibilita o movimento, a autoestima elevada e uma confiança maior em seus projetos, por sua vez, outras mulheres possuem muito dificuldade em se colocar no mundo como seres independentes e ativos, pois ainda necessitam - em seu psiquismo - responder às expectativas de um modelo feminino de entrega e submissão as outras pessoas. Talvez seja difícil se colocar como um ser individual que possui seus sonhos e objetivos e que é capaz de realizá-lo. É comum para essas mulheres confundir seus desejos e necessidades com egoísmo.


A criatividade dessa fase se expressa a partir do intelecto, quando criamos as estruturas necessárias para materializar nossos sonhos. Sua sexualidade também é mais ativa e livre, e sua libido está crescendo junto com a Lua.


Sua espiritualidade está mais relacionada aos ideais e processos de ascensão, busca engajar-se em movimentos e estruturas hierarquizadas para colocar ordem nesse movimento de iluminação, lembrando que se trata de nossa menina, e que tudo deve ser feito com leveza e alegria.


Como acolhemos as energias da Donzela


Para equilibrarmos as energias da Donzela devemos conscientemente acolher e expressar as habilidades de nossa mente pensante. Devemos utilizar essa Lua ou período para planejar as ações futuras, criando novas possibilidades e aprendendo alguma coisa nova. É preciso aceitar-se e confiar em si mesma para começar coisas novas dando um direcionamento a nossa vitalidade, sendo mais ativas fisicamente. Também seria interessante permitir-se brincar mais, fazer alguma coisa que você gosta muito, ir ao cinema, ler um livro, buscar a leveza e a beleza em todos os seus afazeres.


Quando trabalhamos com as energias desse arquétipo liberamos velhos padrões de pensamentos que nos impedem de materializar nossos sonhos e desejos, adquirindo um senso de valor e uma maior percepção de nós mesmas e de nossas capacidades.


É o momento de nos livrarmos de memórias e pensamentos que limitam nossa expressão de Ser. É preciso aceitar a menina que nos habita para reencantar nossos olhos, aprendendo a ver o mundo como se fosse a primeira vez, sem peso e com a leveza de quem está redescobrindo seus mundos.


Deixamos em nosso canal do Youtube uma meditação guiada para trabalharmos com o Arquétipo da Donzela. Essa meditação pode ser realizada em qualquer dia da Lua Crescente ou na fase pré-ovulatória.


Também deixamos um vídeo falando mais sobre esse Arquétipo e como trabalhar com as energias da Donzela. Confere lá e te inscreve no canal, pois toda semana temos muitas novidades que com certeza você irá gostar.



Arquétipo da Donzela: https://youtu.be/MB6k98adY6E


Gostou do artigo?

Compartilha com aquela amiga que precisa saber disso!

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Lara Moncay Reginato

Lara.jpg

Sou terapeuta em Ginecologia Natural, Sagrado Feminino, Medicina Ancestral e Fitoterapeuta. Também sou Guardiã de Círculo de Mulheres, Womb Keeper registrada, astróloga e taróloga. Idealizadora e facilitadora da Hamadríade. Ajudo mulheres a desenvolverem suas potencialidades e formo terapeutas em Sagrado Feminino, Ginecologia Natural e Medicina Ancestral. 

1.png
2.png
bottom of page