Buscar

Oxum e a Lua Interna




Oxum é a força dos rios, que correm sempre adiante, levando e distribuindo pelo mundo sua água que mata a sede, seus peixes que matam a fome e o ouro que eterniza as idéias dos homens nele materializadas. Como as águas dos rios, a força de Oxum vai a todos os cantos da Terra.


Oxum é, por isso, a deusa associada à maternidade da mesma maneira que Iemanjá. Por sua doçura e feminilidade, por sua extrema voluptuosidade advinda da água, é considerada a deusa do amor, a Vênus/Afrodite africana.

Como acontece com as águas, nunca se pode prever o estado em que encontraremos Oxum, e também não podemos segurá-la em nossas mãos. Assim, Oxum é o ardil feminino e sua sedução.


As cores de Oxum são o amarelo em seus diferentes tons e o dourado. Representa a energia mais yang do feminino e está relacionada a Lua Cheia, quando esta recebe a máxima luminosidade do astro rei, o Sol. Assim seus atributos são a fertilidade em todos os aspectos, como abundância e riqueza, doçura, sensualidade e prosperidade, representada pela cor dourada e o ouro. Estão presentes também o poder de coesão e o desenvolvimento da capacidade de amar.


É preciso que se compreenda que o fato de Oxum (ou mesmo Iansã) representar o elemento Yang - masculino e de movimento - não estamos falando de mulheres que apresentam características masculinas, muito pelo contrário, são as deusas mais sensuais e femininas, pois representam a energia yang lunar, a ação e o movimento desse feminino.


Oxum está relacionada a fase da MÃE (ovulação) do ciclo interno feminino e consequentemente a fase da Lua Cheia e ao elemento Fogo. Representa a fertilidade, o auge das energias Yang, quando os hormônios femininos atingem seu pico e todo o poder de sedução que está no nível mais elevado. O elemento fogo representa as paixões, o sexo sagrado e profano, sendo o fogo um dos elementos mais espiritual e difícil de se trabalhar pois pode nos conduzir tanto aos céus quanto aos infernos.


As mulheres que se identificam com as energias de Oxum são muito sensuais, adoram se vestir bem e estar em evidência, assim como a Lua Cheia que representam, exalam a luz solar, brilham e se destacam em tudo que fazem. Normalmente são mais cheinhas de corpo (assim como a Lua), e muito sensíveis. Choram com a mesma facilidade que se recompõem e seguem adiante. Não que não guardem mágoas, mas precisam brilhar e ninguém brilha chorando. Gostam de desafios e competições. Quando mães protegem seus filhos com leoas, mas projetam neles suas necessidades e sonhos não realizados. Como tudo que fazem, esperam que seus filhos sejam amados e admirados pelos outros, afinal são suas criações. Normalmente são carinhosas e gostam de ser bem vistas, a opinião dos outros importa muito, mesmo quando afirmam o contrário. São mulheres elegantes e refinadas. Quando esse arquétipo está bem desenvolvido possuem uma elevada autoestima e autoconfiança. Não são mulheres que partem para o embate direto, mas vão serpenteando as situações até chegar em seus objetivos. Sabem negociar e esperar pelos resultados, por isso é a senhora do ouro. Na grande maioria das vezes demoram para tomar uma decisão, mas depois de tomada não voltam atrás.


Sintonizamos com Oxum sempre que precisamos colocar nossas águas em movimento, ou seja, sempre que for preciso renovar nossos sentimentos e purificar nossas emoções. Quando o poder de sedução está em baixa, para fertilidade e para prosperidade e riqueza emocional e material. Quando precisamos ter habilidade de negócios, saber onde e como abrir mão de algumas coisas é tão importante quanto saber mandar e esse equilíbrio é possível quando vibramos em consonância com essa mãe.


Para tanto, podemos entrar em sintonia com as águas das cachoeiras, nos projetando para elas ou estando nelas fisicamente com a intenção de contato com essa deusa. Pode-se realizar banhos de limpeza e de harmonização, trazendo seus atributos para nossa vida, para que se manifestem em nosso mundo.


Algumas das Ervas de Oxum e seus usos:



Alfazema: Usada em banhos e defumações de limpeza e descarrego.


Calêndula: É usada em banhos de purificação e em vaporizações uterinas. Aumenta a fertilidade, desbloqueia a energia criativa e ajuda a criar vínculos de alegria e respeito.


Camomila: Considerada a erva “abuela” do feminino, elimina mágoas e ressentimentos, ensinando a perdoar. Acalma trazendo fé, acolhe como uma mãe limpando o campo emocional.


Banho clássico de Oxum: Flores amarelas, mel e perfume: para limpeza do campo emocional e atração do que se precisa, tanto no amor quanto nas questões financeiras.


Saiba mais em nosso canal do Youtube: https://youtu.be/7jiusz6dyD8


#Hamadriade #sagradofeminino #deusasafricanas #oxum #oxumeociclointerno #mulherciclica #oxmealuainterna #deusaafricanaoxum #oxumeociclofeminino


0 visualização

HAMADRÍADE - lARA MONCAY REGINATO

Telefone/ WhatsApp: (54) 99154.1840
Email: laramoncay@gmail.com

COPYRIGHT 2019 HAMADRÍADE