Buscar

Percepção de Fertilidade

As diferentes técnicas de percepção de fertilidade representam um grande empoderamento das mulheres sobre seus corpos e ciclos.


É muito mais assertivo e completo do que a conhecida “tabelinha”, pois esta padroniza os ciclos das mulheres em 28 dias, e traz dias fixos para o processo de ovulação, o que sabemos não ser verdade.


A ovulação depende de vários fatores hormonais que podem ser percebidos a partir da observação de três principais indicadores biológicos de fertilidade que são: o muco cervical, a temperatura basal e o colo do útero.


O muco cervical é o rei dos indicadores de fertilidade. O seu colo do útero, estimulado por alterações hormonais ao longo do ciclo menstrual – para saber mais sobre o seu ciclo menstrual, clique aqui – produz secreções que podem ser observadas diariamente. É o muco cervical que permite a sobrevivência dos espermatozoides na sua vagina, sem a presença dele, os espermatozoides morrem rapidamente no ambiente ácido vaginal. Ao anotar suas observações de muco cervical você consegue determinar se a sua ovulação se aproxima e se você está fértil.



A temperatura basal é a sua temperatura corporal em um estado de repouso. Ao aferir a temperatura basal todo dia – antes de levantar da cama, ao despertar e utilizando um termômetro especial, o termômetro basal – você consegue notar as alterações que o seu metabolismo sofre ao longo do ciclo menstrual. A nossa temperatura corporal se eleva durante o período pós ovulatório, estimulada pela subida do hormônio progesterona no nosso organismo. Com essa elevação você consegue estimar se a sua ovulação já aconteceu ou não.


O colo do útero é um indicador opcional de fertilidade, ou seja, nem todos métodos de percepção da fertilidade exigem o seu acompanhamento. O nosso colo do útero sofre alterações de posição e consistência ao longo do ciclo menstrual. O seu colo do útero pode ficar mais aberto durante a sua fase fértil para facilitar a passagem dos espermatozoides até o seu útero. Durante os outros períodos do ciclo menstrual ele tende a se fechar, o que nos protege contra organismos potencialmente patógenos e de quebra impede que os espermatozoides cheguem ao útero.


Os dados dos indicadores biológicos devem ser anotados diariamente no que chamamos de gráfico do ciclo menstrual! Esse gráfico pode variar em aparência e pode ser impresso, feito à mão ou elaborado por aplicativos – a depender do método de percepção da fertilidade que você optar por utilizar. É impossível praticar um método de percepção da fertilidade sem ter um gráfico do ciclo completo, já que os nossos sinais de fertilidade só podem ser interpretados através de observações sistematizadas!


Se você quer saber mais sobre esse processo de percepção de fertilidade, deixo alguns links de páginas referente ao assunto, foi delas que extrai parte do conteúdo e as imagens deste artigo.


Fertilidade Consciente: https://fertilidadeconsciente.com.br/o-que-e-percepcao-da-fertilidade/

Fluência Corporal: https://fluenciacorporal.com/

Arquivo: sobre Percepção da Fertilidade: https://www.saudedireta.com.br/docsupload/1340374285Portuguese-Chapter17.pdf


Você também pode assistir ao vídeo sobre Percepção de Fertilidade consciente em nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=xmuVvnYBpfo&t=208s

.


#hamadriade #sagradofeminino #ginecologianatural #medicinaancestral


65 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo