top of page
Formação de Terapeutas em Sagrado Feminino e Ginecologia Natural (4).png

Trabalhando com o Arquétipo da Bruxa Anciã - Lua Nova

A Bruxa Anciã é aquela que encontramos no coração do labirinto, é a energia do potencial, da tranquilidade, do equilíbrio e da morte do universo. Sua estação é o inverno e seu elemento mágico é a terra. Esta é a fase da Lua Nova, o aspecto oculto da Deusa, quando a maré está baixa, o momento mais escuro da noite. Quando trabalhamos com esse arquétipo sentimos paz e quietude.


Para as mulheres que estão com seu ciclo ativo e natural essa é a fase da menstruação, quando deveríamos nos retirar do mundo externo e descansar, aceitando e lentidão, a falta de desejos e percebemos que nossa mente fica mais pacífica. É nesta fase que você pode sentir e experimentar a unidade espiritual, ouvindo sua sabedoria interna que sempre indica quais as direções certas e que decisões tomar para chegar lá.


Já as mulheres que estão na menopausa ou passaram por um processo de histerectomia, ou ainda àquelas que fazem uso contínuo de contraceptivos, este arquétipo acompanha o movimento da Lua Externa, estando mais conectada com a Bruxa Anciã, durante a Lua Nova.


Quando deixamos esse aspecto de lado podemos sentir que nos falta propósito ou direção em nossas vidas. Para algumas mulheres essa pode ser uma fase de fuga das questões cotidianas e existe o perigo de uma excessiva identificação com as energias da Bruxa Anciã fazendo com que viva uma espiritualidade distanciada e não ancorada no mundo externo, trazendo dificuldades na participação e partilha com o mundo cotidiano.


Assim como a fase anterior, o Arquétipo da Feiticeira, trabalhar com as energias da Bruxa Anciã nos leva ao caminho interno, são as energias Yin, mais introspectivas e que exigem um certo afastamento das atividades cotidianas. Claro, isso nem sempre possível em virtude dos compromissos profissionais e familiares. Porém, nestas fases necessitamos nos dar mais tempo, ficarmos mais tempo com nosso mundo interno.


Já, ao contrário da fase anterior que era rica criativamente, a fase da Bruxa Anciã é de quietude, nada de rituais ou manifestações mágicas, a sua espiritualidade está na unidade do Ser. A própria vida cotidiana é uma meditação, uma integração e entrega amorosa com o Sagrado Feminino e tudo que isso significa.


Como acolher a Bruxa Anciã em nós


O presente deste arquétipo é um enorme estado meditativo capaz de criar a conexão com a alma, nos cura e restabelece nossas energias, possibilitando uma aceitação natural para tudo que nos rodeia.

Ao acolhermos essas energias por meio da meditação, descansando e deixando que a vida cotidiana siga sem a nossa presença, permitimos que a vida flua sem interrupções. Desta forma, permitimos que o Sagrado Feminino se manifeste em todo seu poder deixando que sua magia floresça em nossa mente e em nosso corpo.


Ao nos permitirmos vivenciar esse arquétipo acolhemos as suas energias de renovação, levando sua sabedoria para o mundo da luz, pois essa é a fase de transformação e transmutação das energias mais poderosas, quando encerramos um ciclo e começamos outro, tudo ao mesmo tempo.

Suas energias permitem que a partir do silêncio, da contemplação e da amorosidade possamos ter insights sobre o novo ciclo, percebemos a melhor maneira de agirmos e de nos anteciparmos aos futuros acontecimentos. Assim como, liberam bloqueios profundos que encobrem nosso padrão feminino de alma, permitindo que suas energias (alma) guie nossos caminhos.


Para nos conectarmos com a Bruxa Anciã veja em nosso canal do Youtube uma meditação guiada para esse arquétipo e realize essa meditação nos primeiros 3 dias de Lua Nova ou nos primeiros 3 dias de sua menstruação. Também disponibilizamos um vídeo falando mais sobre esse arquétipo e suas energias.


Entra lá no nosso canal do YouTube e confere: https://bit.ly/36JRrRi

Meditação guiada para conexão com a Bruxa Anciã, Lua Nova, Menstruação: https://www.youtube.com/watch?v=e2f9kLckIW4

Arquétipo da Bruxa Anciã, Lua Nova, Menstruação: https://www.youtube.com/watch?v=YDS5l2gWGH0



Gostou do artigo?

Compartilha com aquela amiga que precisa saber disso!

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Lara Moncay Reginato

Lara.jpg

Sou terapeuta em Ginecologia Natural, Sagrado Feminino, Medicina Ancestral e Fitoterapeuta. Também sou Guardiã de Círculo de Mulheres, Womb Keeper registrada, astróloga e taróloga. Idealizadora e facilitadora da Hamadríade. Ajudo mulheres a desenvolverem suas potencialidades e formo terapeutas em Sagrado Feminino, Ginecologia Natural e Medicina Ancestral. 

1.png
2.png
bottom of page