top of page
Formação de Terapeutas em Sagrado Feminino e Ginecologia Natural (4).png

Absorventes Ecológicos


A cura e de conexão com o Feminino e seu Sagrado passa pela ressignificação do processo menstrual, ou seja, fazer as “pazes” com nossa menstruação.


Quando começamos a entender esse processo como natural do Ser Mulher, passamos a nos relacionar com nossos ciclos com aceitação, consciência e sintonia com nosso corpo e, desta forma, os desconfortos mais adversos diminuem consideravelmente ou somem de vez. Isso se aplica às cólicas intensas, dores de cabeça e nas costas, sensação de vazio, de perda de energia, dentre outros.


Este processo se inicia quando tomamos consciência dos danos causados pelos absorventes descartáveis e passamos a buscar alternativas que sejam mais positivas para nosso corpo, para o meio ambiente e para nosso bolso.


Uma versão mais natural pode ser o absorvente de pano, hoje também conhecido como absorvente reutilizável ou ecológico.


Dentre as possibilidades, ele é a opção mais acessível de compra e com fácil adaptação.


Porquê usar o absorvente de pano


O absorvente ecológico surgiu antigamente e hoje renasce em uma versão mais moderna como uma das alternativas sustentáveis para substituir o absorvente descartável. Para você ter noção, cada absorvente comum é equivalente a quatro sacolas plásticas e, ao longo da vida fértil, uma mulher chega a descartar 10 mil absorventes. Essa quantidade representa um valor assustador de 150 kg de lixo descartado, e seu sangue menstrual está ali!


Além de ser um ato de amor com o meio ambiente, optar pelo absorvente reutilizável também é um ato de amor consigo mesma. Isso porque ele é uma opção muito mais saudável e confortável para a flora feminina. Sua composição sem químicos e sintéticos, apenas com materiais naturais, torna-o hipoalergênico, respirável e evita doenças, infecções e até o odor incômodo (causado pelo contato do sangue com químicos e oxigênio).


Existem trilhões de minúsculos microrganismos vivendo na vagina. Esses microrganismos fazem parte da microbiota do local e têm uma influência poderosa no bem-estar. Problemas vaginais podem começar quando a harmonia da microbiota é interrompida: um ambiente onde as bactérias podem se multiplicar rapidamente aumenta o risco de infecções, como vaginose bacteriana e candidíase. Os absorventes de pano reutilizáveis, ao contrário dos descartáveis, são amigáveis à saúde da região, porque o tecido absorve a umidade do sangue e do suor em vez de repeli-la. Ao mesmo tempo, eles permitem que a região respire, sem perturbar o equilíbrio da microbiota vaginal.


A pele da vagina é muito delicada e merece um tratamento à altura. Absorventes descartáveis podem irritar a pele, porque contém uma série de substâncias químicas e sintéticas nocivas. Enquanto isso, absorventes de pano geralmente são feitos com algodão orgânico e tecidos hipoalergênicos, não branqueados e não tingidos. Eles também não possuem celulose, géis, fragrâncias e outras substâncias que fazem mal à pele, como os absorventes descartáveis.


Igualmente, o uso do absorvente de pano nos aproxima do nosso corpo e menstruação, oportunizando uma experiência de autoconhecimento, amor próprio e quebra de tabus. No início pode parecer estranho ou até nojento, pois há muitas mensagens negativas arquivadas em nosso inconsciente como se menstruar fosse sujo, nos tornasse “impuras” e nos distanciando de nossas atividades diárias, mas com o tempo aprendemos a ver com naturalidade o ciclo menstrual, identificando as principais características da nossa menstruação. Desta forma, curamos esses aspectos feridos em nós.


Lembre-se o sangue menstrual é o único que verte de forma natural e se assim é, não pode ser nojento, nem sujo, muito pelo contrário. Todos os outros sangues vertidos no solo da terra são fruto de guerras e sacrifícios, menos o sangue menstrual, ele é natural e por isso mesmo, sagrado!


Por último, ele é muito mais econômico e acessível! No momento da compra pode parecer mais caro que os descartáveis, mas, no final das contas, ele é muito mais barato do que o valor que seria gasto comprando absorventes descartáveis durante esse período.


Do que eles são feitos


Diferente dos panos utilizados pelas vovós antigamente, o absorvente reutilizável atual é muito mais confortável, prático e eficaz, isso graças a seu design inteligente, que se adapta perfeitamente à calcinha, e sua composição com tecidos modernos, garantindo um uso sem vazamentos ou incômodos.


São três a quatro camadas de tecido com propósitos específicos. Para garantir que o absorvente de pano não vai sair do lugar enquanto você se movimenta ou dorme, ele também possui uma aba dobrável e, em alguns casos, botões para prender as abas junto à calcinha. Por isso seu uso é bastante similar com o do absorvente descartável, como veremos em sequência.


O tempo de uso e de trocas será único para cada pessoa, dependendo da intensidade do ciclo. O melhor é começar o dia com um absorvente limpo e ficar de olho até descobrir o tempo necessário de troca, utilizando-o por até 6 horas no máximo. A experiência irá lhe guiar para entender o que funciona melhor para o seu corpo.


Ao retirá-lo, mantenha seu absorvente de pano usado em um local limpo até que possa ser lavado (ou deixado de molho). Para isso, as bolsas impermeáveis são grandes aliadas, pois elas permitem uma troca discreta em ambientes públicos, além de manter a umidade do absorvente, o que facilita na hora da lavagem.


Como lavar o absorvente?


Assim como seu uso, a lavagem também é bem mais prática do que você imagina.

Assim que possível, tire o excesso do absorvente ecológico ou deixe de molho em água fria. Atenção: nunca use água quente, pois ela ajuda a reter manchas.


Apenas uma lavagem é o suficiente para desinfetar os absorventes de pano. Portanto, você pode lavar seus absorventes na máquina junto com as roupas, usando de preferência sabão neutro e sem aditivos na quantidade recomendada pelo fabricante, ou à mão. Muitas mulheres, por exemplo, fazem a lavagem durante o banho mesmo.


Por último, seque seu absorvente ao sol ou na secadora com temperaturas baixas, evitando passá-los a ferro.


Como escolher o tamanho e modelo ideal


Como nossos corpos e ciclos são diversos, as opções modernas de absorvente de pano oferecem diferentes modelos e tamanhos que se adequam melhor a cada pessoa. Para escolhê-los sem erro, basta se atentar a alguns pequenos detalhes.


Seu critério na hora de escolher o tamanho deve ser a intensidade do seu fluxo.


Se ele for mais leve, você está segura com o tamanho mini/pequeno – indicado também para quem quer reforçar a proteção junto ao uso do coletor menstrual.


Para fluxos que variam entre moderado e intenso, o mais indicado é o tamanho normal/médio. E ainda há o absorvente intenso/noturno, com uma parte traseira ligeiramente mais larga, ideal para fluxos intensos, período pós-parto ou para uso durante toda noite. Ou seja, todos os ciclos podem testar e utilizar o absorvente ecológico sem problemas.


E para quem gosta de um protetor de calcinha, indicado para o período do início e finalzinho da menstruação ou em dias com muito muco, a versão de tecido também é bastante recomendada, justamente por ser mais respirável e confortável.


Gostou do artigo? Compartilha com aquela amiga que precisa saber disso!


  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Lara Moncay Reginato

Lara.jpg

Sou terapeuta em Ginecologia Natural, Sagrado Feminino, Medicina Ancestral e Fitoterapeuta. Também sou Guardiã de Círculo de Mulheres, Womb Keeper registrada, astróloga e taróloga. Idealizadora e facilitadora da Hamadríade. Ajudo mulheres a desenvolverem suas potencialidades e formo terapeutas em Sagrado Feminino, Ginecologia Natural e Medicina Ancestral. 

1.png
2.png
bottom of page