top of page
Formação de Terapeutas em Sagrado Feminino e Ginecologia Natural (4).png

Candidíase - o que é e como tratar


A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Cândida Albicans que vive no ambiente vaginal. Quando a flora vaginal sofre alguma alteração em seu pH, por baixa imunidade, uso contínuo de antibióticos, estresse, biquínis molhados, diabetes, etc., temos então o que chamamos de candidíase.


Não se trata portanto, de uma doença sexualmente transmissível, uma vez que este fungo é natural e compõe a flora vaginal das mulheres.


Os sintomas dessa infecção podem ser agravados e até mesmo provocados pelo uso de substâncias químicas presentes em absorventes, sabonetes e papel higiênico. também não é recomendado a excessiva lavagem vaginal por sabonetes industriais ou desodorantes vaginais.


Em época de praia é interessante não ficar por muito tempo com o biquíni molhado, pois a água salgada do mar ou altamente clorificada de piscinas, podem alterar o pH vaginal causando ou aumentando os sintomas da candidíase.


Atualmente a maior causa desta infecção acontece por estresse emocional baixando a imunidade e causando esses desequilíbrios. Neste aspecto é sempre importante o autoconhecimento e o que essa doença está evidenciando internamente.


O que você vem suportando que não deveria mais?

Em que setor da sua vida está se sentindo agredida, violada?


A candidíase - recorrente e não ocasional - normalmente revela que esse estresse está relacionado a insatisfação com alguma coisa que ainda não conseguiram resolver.


A Ginecologia Natural objetiva que toda mulher possa conhecer como funcionam seus ciclos internos e reações de seu corpo, aprendendo a se tratar de forma natural, mas em níveis maiores que apenas o físico, pois estimula tanto a consciência corporal quanto emocional. Em posse do conhecimento de si, cada mulher é capaz de responder qual tratamento é o mais indicado e quais áreas de sua vida merecem maior atenção.


Cada mulher é um universo em si mesma. Ao trilhar o caminho para o interno, se autoconhecendo, tornam-se as suas próprias curandeiras, tratando e conectando-se com seu corpo e sua alma.


Vamos conhecer os tratamentos mais indicados para candidíase, a partir da Ginecologia Natural:


Alimentação: Uma dieta pobre em carboidrato e açúcar é fundamental para tratar a candidíase de repetição porque os fungos se alimentam do açúcar desses alimentos.


OB de alho: O alho é um alimento poderoso, com propriedades antibióticas, antifúngicas, antiinflamatórias que atuam muitíssimo bem no tratamento de inúmeras infecções ginecológicas, dentre elas a candidíase. O tratamento com o OB de Alho deve ser feito por 7 noites seguidas, nele você deve passar um fio com uma agulha no dente de alho de modo que o fio fique para fora do canal vaginal, como um O.B. Introduz-se o dente de alho embebedado com óleo de coco na vagina à noite antes de dormir e retira-se pela manhã se agachando e puxando o fio e descartando o mesmo.


Obs.: O uso do OB de alho é mais indicado como tratamento de prevenção, depois que a crise passar, pois o alho pode causar ardência e maior desconforto durante a crise. Ele é muito indicado para reconstrução da flora vaginal, pois ele elimina todos os fungos e bactérias permitindo que a flora vaginal se renove de forma mais saudável. É sempre recomendado que após os sete dias desse tratamento se faça um banho de assento com bicarbonato de sódio ou vinagre de maçã para equilibrar o pH vaginal.


Óvulo de Babosa: As funções da babosa são inúmeras mas destaco suas propriedades como bactericidas, antifúngicas,imunoestimulantes, antibacteriana e regeneradora de qualquer tipo de célula. Para preparar o óvulo de babosa você deve primeiro retirar uma folha da planta. Ao cortá-la é muito importante deixar que o líquido amarelo que ela expurga saia completamente, porque este é muito tóxico. Deixe ela paradinha, em pé, dentro de um copo ou outro recipiente qualquer, por uns 30 minutos, até que saia todo o líquido amarelo. Retire a casca, os espinhos e separe apenas a parte interna da planta que é transparente e gelatinosa. Pegue essa parte, lave e introduza no canal vaginal antes de dormir. O tratamento com óvulo de babosa deve ser feito por 7 noites seguidas.

Não se preocupe, pela manhã o óvulo sairá naturalmente quando fores ao banheiro e em qualquer outra circunstância, você também pode tirá-lo com a mão.


Banhos de assento:


Bicarbonato de sódio: Os banhos de assento com bicarbonato de sódio costumam trazer ótimos resultados no tratamento da candidíase porque reduz a acidez da vagina e a deixa imprópria para o fungo. Para fazer o banho de assento basta misturar os 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em 1 litro de água morna para fria fervida e utilizá-lo para fazer um banho de assento e lavagens genitais.


Vinagre de Maçã: Os banhos de assento com Vinagre de Maçã são excelentes para recompor o pH vaginal, da mesma forma que bicarbonato de sódio. Para fazer o banho de assento basta misturar duas a três colheres (sopa) de vinagre de maçã em 1 litro de água morna para fria fervida.


Obs.: A Candidíase é uma doença quente que se propaga com o calor na região vaginal, por isso, prefira banhos de assento mornos para frio para acalmar os sintomas, sobretudo durante a crise.


Ervinhas para lavagens e banhos de assento: Calêndula e Camomila.


Gostou do artigo?

Compartilha com aquela amiga que precisa saber disso!

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Lara Moncay Reginato

Lara.jpg

Sou terapeuta em Ginecologia Natural, Sagrado Feminino, Medicina Ancestral e Fitoterapeuta. Também sou Guardiã de Círculo de Mulheres, Womb Keeper registrada, astróloga e taróloga. Idealizadora e facilitadora da Hamadríade. Ajudo mulheres a desenvolverem suas potencialidades e formo terapeutas em Sagrado Feminino, Ginecologia Natural e Medicina Ancestral. 

1.png
2.png
bottom of page