top of page
Formação de Terapeutas em Sagrado Feminino e Ginecologia Natural (4).png

Ervas que regulam as taxas hormonais e ajudam a aumentar a libido

Há uma quantidade bem expressiva de ervas que auxiliam nosso organismo na regularização dos hormônios femininos e acabam por aumentar nossa libido. Essas ervas tanto servem para as mulheres que estão em ciclo reprodutivo, que menstruam regularmente quanto para as que já estão na menopausa induzida por uma histerectomia ou natural.


A primeira delas é a VITEX - Agnus Castus.



Esta erva é indicada para ajudar no alívio de sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), na regulação de ciclos menstruais irregulares e em problemas relacionados à infertilidade ou à menopausa. Também pode ser usado para aliviar o transtorno disfórico pré-menstrual, a sensibilidade nas mamas durante a gravidez, lactação ou período menstrual, o inchaço no corpo e as cãibras musculares.


É uma erva cujas funções fitoenergéticas ainda não foram estudadas, mas que apresenta muitos resultados na regulação dos hormônios, principalmente para as mulheres histerectomizadas ou na menopausa. Quanto à infertilidade, algumas pesquisas apontam que o vitex pode ser útil em casos específicos de infertilidade em que a mulher não engravida por falta de progesterona, mas é ineficaz em outros casos.


Deve ser consumido em forma de chá, por decocção e sua ingestão não é indicada na gravidez e durante o período de amamentação.


Atenção, essa erva não pode ser utilizada junto com outros métodos de reposição hormonal, seja pela ingestão de hormônios sintéticos ou bio idênticos.


A segunda erva é DAMIANA - Turnera Ulmifolia.



Esta erva também é conhecida como Chanana, Todas as partes aéreas desta planta como folhas e flores são afrodisíacas e sua flor em específico é comestível, uma PANC (Planta alimentícia não convencional), podendo ser usada em saladas e drinks.


Pode ser consumida na forma de chá por infusão. Pode ser utilizada em vaporizações com outras ervas como a Artemísia e a Camomila.


Suas funções fitoterápicas são inúmeras sendo considerada um estimulante sexual natural, aumenta o muco vaginal, auxiliando na lubrificação. Também ajuda os homens com problemas de ejaculação precoce, e combate estresse e ansiedade ligadas a problemas sexuais. Sua única contra indicação é que não deve ser ingerida por mulheres grávidas.


Aconselha-se usar essas duas ervas juntas para aquelas mulheres que estão na menopausa, pois ajudam a equilibrar as taxas hormonais de forma natural, além de contribuírem com o aumento da libido que nesta fase do ciclo feminino está mais baixa. Podem ser usadas alternadamente ou ainda optar por tomar uma ou outra conforme a necessidade de cada mulher.


Conte a sua experiência com essas ou outras ervas que ajudam na regulação hormonal e no aumento da libido.


Obs.: Imagens coletadas na internet - Google imagens


.


Gostou do artigo?

Compartilha com aquela amiga que precisa saber disso!


  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Lara Moncay Reginato

Lara.jpg

Sou terapeuta em Ginecologia Natural, Sagrado Feminino, Medicina Ancestral e Fitoterapeuta. Também sou Guardiã de Círculo de Mulheres, Womb Keeper registrada, astróloga e taróloga. Idealizadora e facilitadora da Hamadríade. Ajudo mulheres a desenvolverem suas potencialidades e formo terapeutas em Sagrado Feminino, Ginecologia Natural e Medicina Ancestral. 

1.png
2.png
bottom of page